O motor da casa são os grupos. Eles tem uma essência muito própria, necessitam da presença, dos afetos, da proximidade, do braço e do abraço, de tudo aquilo que, no presente, estamos impedidos de fazer.

No entanto, numa tentativa diária de contornar a realidade, lutamos por transformar fraquezas em oportunidades, mantendo e reforçando laços. Nesta altura, mais que nunca, necessitamos de unir esforços para o bem que é de todos.

Assim, os grupos continuam presentes, todas as semanas, de forma virtual. Não é fácil conciliar horários de quem trabalha e estuda, com as novas tecnologias que, por vezes, tendem em não ajudar. Mas não desistimos! Continuamos cá e aqui ficam os registos daquilo que acontece semanalmente com as nossas crianças e jovens. São manifestações de generosidade genuína que nos enchem o coração.

Os grupos criam-se pela curiosidade e vontade dos participantes, em experimentarem e conhecerem as dinâmicas da CJG. Muitos vêm, não se identificam e voltam para outras caminhadas, outros experimentam e percebem que este trilho fará certamente a diferença nas suas vidas.

Costumamos definir um grupo informal como uma folha em branco, pois os jovens fazem deles aquilo que quiserem. São espaços de reflexão, de partilha, de debate, de dedicação, de ação, de compromisso e muita alegria à mistura, onde se debatem muitos assuntos e interesses para os protagonistas  que deles fazem parte. É aí que capacitamos as nossas crianças e jovens, ajudando a tornar um mundo um bocadinho melhor, porque acreditamos que Pequenos Gestos … Grandes Impactos.

A ESSÊNCIA DA CASA DA JUVENTUDE DE GUIMARÃES

Sendo os grupos espaços íntimos e de pura cumplicidade é necessário criar momentos de coesão grupal, onde os participantes possam testar limites, dedicar-se a todos e a cada um e assumir o compromisso do grupo. Neste sentido, todos os anos fazem-se campos de coesão grupal.

Este ano, alguns dos nossos grupos optaram por testar os limites em aventuras radicais, outros decidiram envergar por aventuras mais tecnológicas, bem como recorrer a mundos desconhecidos. São, também, estas pequenas aventuras que estimulam os nossos jovens a serem mais e melhores. Importa ainda, dar a noção que, de alguns grupos, surgiram ideias para projetos pessoais e sociais que a CJG, quando a poeira assentar, fará questão de dar continuidade e ver crescer os frutos que daí possam brotar. É nestas crianças e jovens que colocamos os desígnios futuros da organização e, quem sabe, da cidade ou do país. 

Os Nossos Grupos

MARRETAS
GALINHAS AMARELAS
MY LITTLE PONEY
JUNTOS POR UM PREPÓSITO
MARINHEIROS
ATORMENTADOS
LIBEREX
PODEROSAS
MARAVILHOSAS
PROVISÓRIOS
INDECISAS
ANIMADORES
AMIGUINHOS
DIFERENCIADOS
WINX
SALADA DE FRUTA
FICA
FIXOLAS
GOSSIP GIRLS
GLOBAL NETWORK