Assinatura do Protocolo com a UNESCO
A casa da juventude inaugurou no Centro cultural de Vila Flor, Clube UNESCO. Este projeto teve parceria com a Casa da Juventude de Guimarães, com o Instituto Português de Desporto e Juventude e a UNESCO e assenta na promoção de políticas da educação intelectual e democracia participativa no território de Guimarães.
PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO
Entre a Comissão Nacional da Unesco (CNU) e a Casa da Juventude de Guimarães (CJG)
Relativo à criação do Clube UNESCO – Mobilidade Intercultural
Apresentação da Casa da Juventude de Guimarães no âmbito do Clube UNESCO de Guimarães
A Casa da Juventude de Guimarães – Associação Juvenil sem fins lucrativos tem como principais objectivos:
a) Promover o Protagonismo Juvenil através da realização de projectos do foro social, cultural e recreativo;
b) Fomentar a criação de grupos informais de crianças, jovens e adultos privilegiando os contextos sociais desfavorecidos que promovam processos de desenvolvimento local nas suas comunidades;
c) Promover a dinamização de projectos de caris económico, nomeadamente no apoio à criação do próprio emprego;
d) Promover as apetências e desenvolver competências nos mais jovens;
e) Promover o intercâmbio e cooperação com associações e entidades nacionais e estrangeiras que partilhem dos mesmos valores, princípios e objectivos;
f) Apoiar as instituições juvenis e os jovens do concelho de Guimarães;
A Casa da Juventude de Guimarães actua como centro de apoio à juventude, dinamizando para isso um conjunto de trabalhos que visam promover o protagonismo das crianças, dos adolescentes, dos jovens e adultos, em particular os portadores de necessidades especiais, através da promoção de estratégias pedagógicas, comunicacionais e estruturais inovadoras e flexíveis que facilitem o seu ingresso no mercado de trabalho, o acesso a oportunidades de formação ou requalificação profissional ou simplesmente melhorem o seu quadro de competências enquanto actores sociais e cidadãos activos no contexto europeu.
Para isso desenvolvemos um trabalho activo na comunidade, nos bairros sociais onde temos intervenção semanal, seja pela animação dos grupos informais de crianças e jovens, seja pela
dinamização de espaços de ocupação de tempos livres pelas componentes da animação, do desporto, da musica e do teatro. Trabalhamos igualmente na promoção e desenvolvimento do voluntariado associativo, colaborando com entidades como centros sociais e juntas de freguesia e com eles actuamos em cresces, lares de idosos e no acompanhamento e monitorização de seniores isolados. Para além disto, temos ainda como valências o Banco do Livro Escolar, no qual fomos o primeiro banco de livro em Guimarães, tendo fornecido mais de 5000 exemplares nos últimos 3 anos. A loja social, que presta apoio a famílias carenciadas na componente do vestuário e calçado, o Espaço Emprego, que ajuda os jovens a procurar emprego e apoios à criação do mesmo. O CentRo de Informação e Apoio aos jovens, que procura promover a criação de grupos informais, bem como apoiar na criação e constituição de associações juvenis, dando apoio técnico, logístico e financeiro, para que os jovens possam ter uma acção mais visível e com maior impacto na comunidade Vimaranense.
Casa da Juventude de Guimarães – W.Y.F.
Plano de Acção no âmbito do Clube UNESCO (pensado a 3 anos)
Neste âmbito pretendemos criar grupos de jovens e adolescentes oriundos das escolas secundarias do concelho, que de forma autónoma trabalharão a questão da Mobilidade Intercultural enquanto grupos informais de jovens. Reunirão quinzenalmente.
Faremos ainda a comemoração do Dia da UNESCO e da Tolerância em cada ano, promovendo o lançamento de campanhas de sensibilização para o efeito. Organizaremos um Concurso e Mostra de Cinema Jovem dedicado à temática de Mobilidade Intercultural, as Jornadas da Juventude tendo por base esta temática em conjunto com parceiros Nacionais e Internacionais, onde teremos workshops, debates e actividades que trabalharam toda a dinâmica da Mobilidade Intercultural.
Envolveremos centenas de jovens e adolescentes nestas actividades, em que os próprios terão poder de decisão sobres estas matérias que lhes afectam.
O Presidente da Direcção da Casa da Juventude de Guimarães