Horas de Brincar é, tão só, a designação literal daquilo que é feito, todas as semanas, na escola EB1 De Pevidém – Barreiro. Já é longa a parceria entre a CJG e a Escola Primária do Barreiro e, em 2020, a colaboração continua em força, chegando a mais de meia centena de crianças, todas as semanas.
Ainda que não seja tarefa fácil, gerir os diferentes interesses e preferências dos mais novos, a CJG têm uma equipa estruturada e multidisciplinar, composta por técnic@s e voluntári@s, que dedicam horas para preparar e animar estas Horas de Brincar. Sempre com muita paciência e boa disposição, para tentar acompanhar a vida agitada destas crianças.
As 4h semanais dedicadas ao brincar, são pensadas para o desenvolvimento saudável e feliz das crianças, de forma a que possam aperfeiçoar determinadas habilidades e competências, importantes para a vida.
Apesar de serem atividades feitas no meio escolar e, algumas vezes em contexto fechado, tentámos romper com uma lógica escolar baseada numa educação rígida e formal, dando lugar a espaços de liberdade e exploração.
“Brincar é a forma mais natural de aprender”
Por isso, em Pevidém, as crianças levantam-se, movimentam-se, socializam, gastam energia, mergulham na imaginação, exploram ideias, testam limites, confirmam habilidades, desenvolvem a autoconfiança e a autoestima. É um espaço de explorar, de construir e reconstruir, de serem o que quiserem. Grosso modo, o objetivo deste espaço é o desenvolvimento integrado e holístico das nossas crianças.
Janeiro foi dedicado à criação de mundos imaginários, onde cada criança teve a liberdade de escolher a área, os limites, as cores e as regras do seu mundo.
Fevereiro foi dedicado às emoções e afetos, investimos parte do nosso tempo a pensar em gestos e a escrever cartas para pessoas especiais, que tão bem nos fazem na vida.
Em março ainda tivemos tempo de testar e desenvolver a nossa criatividade colocando, literalmente, “as mãos na massa”, nos workshops de culinária.