Abril é o mês, é o nosso mês!

A Casa da Juventude de Guimarães, enquanto associação juvenil, assinala o Dia do Associativismo Jovem. Para muitos, o associativismo é um tema abstrato e sem grande significado, mas para quem o sente e vive, todos os dias, percebe o impacto das ações associativas nu mundo. Dedicar tempo e sabedoria a uma causa maior e em que se tem plena confiança,  faz com que o foco de todos aqueles que contactam com o associativismo, queiram fazer sempre mais. Em tempos mais vulneráveis, vimo-nos obrigados a adaptar a nossa vida, as nossas rotinas, a pensar e repensar as estratégias de ação enquanto associação juvenil.

Neste âmbito fomos desafiados pela FNAJ e pelo IPDJ a realizar um video para assinalar o Dia do Associativismo Jovem. Aqui elencamos as boas práticas respostas que desenvolvemos para os jovens nesta situação de pandemia e de isolamento social.

INQUÉRITO SÓCIODEMOGRÁFICO

No âmbito do associativismo, a Casa da Juventude de Guimarães sentiu necessidade de lançar um questionário sócio-demográfico, de forma a conhecer e sistematizar informações relativas aos jovens que fazem parte da casa.

Este pode também ser o gatilho para o estudo da comunidade jovem vimaranense.